Saúde Mental Materna: Olhando para as necessidades dos cuidadores
A chegada de um filho na vida de uma mãe ou dos cuidadores principais do bebê é um momento carregado de expectativas e que envolve uma gama de sentimentos e, dessa forma, precisamos acolher, não só as necessidades do bebê, como também as de seu cuidador.
Nós, como psicólogas (os), temos que proporcionar a oportunidade do cuidador deste bebê, poder falar dos diversos sentimentos que perpassam esse processo. É importante que se dê espaço para as alegrias e felicidades e também para as tristezas, frustrações e o cansaço que, muitas vezes, também se fazem presentes.
Esse processo de acolher as dificuldades e potencialidades do cuidador também pode contribuir para o estabelecimento, manutenção e fortalecimento do vínculo com o bebê e essa relação estabelecida na primeiríssima infância pode contribuir para uma maior saúde mental da pessoa ao longo de sua vida.
Então, é importante que acolhamos tanto o bebê como o seu cuidador, respeitando o tempo e as características de cada um, e entendendo que esses percursos não estão prontos e, sim, estão sendo diariamente construídos.
Thaís Mendes Sinibaldi – PsicólogaCRP 06/178632